Educar é semear com sabedoria 

e colher com paciência.

As habilidades são as folhas da árvore do conhecimento. Escolha bem as suas. E nunca esqueça que raízes saudáveis darão flores e frutos maravilhosos.

Comunicação e comportamento organizacional

Objetivos:

  • Desenvolver as competências pessoais no contexto relacional, com recurso ao desenvolvimento da assertividade e da inteligência emocional.
  • Identificar a importância da motivação no desempenho profissional.
  • Aplicar as competências pessoais mais eficazes para a prevenção e resolução de conflitos interpessoais.

Noções de Gestão de Recursos Humanos

Objetivos:

  • Explicar a evolução e a importância da função pessoal nas organizações.
  • Explicar o desempenho do papel de um departamento de Recursos Humanos nas organizações.
  • Analisar dados relevantes para a execução do processo de planeamento de Recursos Humanos.
  • Explicar a conexão entre as políticas de gestão de Recursos Humanos em contexto de mudança.
  • Identificar as políticas fundamentais da gestão de Recursos Humanos: recrutamento, seleção, avaliação de desempenho, competências, remunerações, carreiras, formação.
  • Examinar os aspetos relevantes da gestão administrativa do pessoal e do balanço social.

Liderança e trabalho em equipa

Objetivos:

  • Identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes.
  • Reconhecer as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa.
  • Mobilizar ativamente o potencial único de cada profissional, de forma a contribuir para a excelência no trabalho em equipa.

Gestão de Equipas

Objetivos:

  • Organizar e gerir equipas de trabalho.
  • Comunicar e liderar equipas de trabalho.
  • Identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes.
  • Reconhecer as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa.

Gestão do stress do profissional

Objetivos:

  • Identificar o conceito de stress, causas, consequências negativas do mesmo.
  • Identificar as técnicas preventivas, de controlo e gestão de stress profissional.
  • Caracterizar o conceito de emoção.

Comunicação Interpessoal e Assertividade

Objetivos:

  • Identificar e distinguir os elementos básicos do processo comunicacional.
  • Identificar fatores determinantes para a eficácia no processo de comunicação.
  • Identificar e desenvolver estilos de comportamento assertivo.

Inteligência Emocional

Objetivos:

  • Reconhecer o assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes.
  • Criar uma experiencia positiva no cliente.
  • Identificar o ciclo experiencial do cliente.
  • Reconhecer a importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal.
  • Reconhecer a importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas.

Laboratório de competências pessoais

Objetivos:

  • Identificar as competências pessoais do/a Técnico/a de Apoio Psicossocial.
  • Promover o autoconhecimento pessoal.
  • Desenvolver mecanismos de gestão emocional.
  • Desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress.

Gestão do tempo

Objetivos:

  • Técnicas para inventariação das atividades desenvolvidas
  • Técnicas para análise das atividades desenvolvidas e sua priorização
  • Identificação do potencial de melhoria de cada uma das atividades
  • Regras básicas de organização pessoal
  • Regras fundamentais da gestão do tempo
  • Desenvolvimento de planos de ação de melhoria de desempenho utilizando as regras básicas de gestão do tempo e de organização pessoal

Comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego

Objetivos:

  • Explicar o conceito de assertividade.
  • Identificar e desenvolver tipos de comportamento assertivo.
  • Aplicar técnicas de assertividade em contexto socioprofissional.
  • Reconhecer as formas de conflito na relação interpessoal.
  • Definir o conceito de inteligência emocional.
  • Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.
  • Aplicar as principais estratégias de procura de emprego.
  • Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.
  • Identificar e selecionar anúncios de emprego.
  • Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.
  • Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.

Cortesia, etiqueta e protocolo no atendimento

Objetivos:

  • Aplicar as regras de cortesia e etiqueta, favorecendo a imagem e o atendimento empresarial.
  • Aplicar as regras do protocolo no atendimento.

Relacionamento interpessoal

Objetivos:

  • Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade.
  • Aplicar técnicas de comunicação escrita e oral no âmbito do desenvolvimento da atividade.

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